Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Chinês morto

Família de chinês avalia possibilidade de processar Rio

Redação - Folha de Londrina
05 set 2003 às 18:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A família do comerciante chinês naturalizado brasileiro Chan Kim Chang, 46, avalia a possibilidade de processar o Estado por sua morte. Chang morreu nesta quinta-feira, em consequência de suposto espancamento no presídio estadual Ary Franco, no Rio. Ele ficou oito dias internado em coma, com traumatismo craniano.

Os parentes estão divididos. Alguns afirmam que mantêm a decisão de entrar na Justiça. Outros preferem não tomar esta providência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo David Lopes, advogado da família, uma posição deverá ser conhecida na próxima segunda-feira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


"A família ainda está muito abalada. Por isso [os parentes] estão divididos se vão ou não entrar com uma ação contra a União e contra o governo do Estado", disse.

Publicidade


O comerciante foi encontrado desmaiado no presídio após ser preso ao tentar embarcar para os EUA com US$ 30 mil não-declarados à Receita Federal. O advogado do comerciante, José David Lopes, que encontrou o cliente desmaiado, afirmou que ele tinha um corte na cabeça e hematomas no corpo.


Enterro

Publicidade


O corpo do comerciante foi enterrado por volta das 17h no cemitério Parque Jardim da Saudade, em Mesquita, na Baixada Fluminense. O secretário de Estado de Direitos Humanos do Rio, João Luiz Pinaud, acompanhou a cerimônia.


Antes do enterro, um grupo formado por 45 integrantes da comunidade chinesa no Rio realizou um protesto com faixas e cartazes pedindo justiça nos dois idiomas (português e chinês).

Publicidade


Alguns dos manifestantes cobriram os olhos e as bocas com fitas adesivas para demonstrar, segundo eles, a posição das autoridades em relação ao caso.


Ferimentos

Publicidade


Pinaud afirmou que as lesões sofridas por Chang indicam que ele foi espancado e não se autolesionou durante uma crise nervosa, conforme a versão de agentes penitenciários.


Ele disse que a governadora Rosinha Matheus (PMDB) pediu que o chefe da Polícia Civil, Álvaro Lins, entre na Justiça com pedido de prisão temporária contra os suspeitos de envolvimento no caso. Ele não informou, porém, quem são os suspeitos.

Publicidade


Segundo o secretário, laudos do IML (Instituto Médico Legal) com fotos do comerciante mostram que ele estava em posição fetal --para tentar se defender-- quando foi agredido. Chang não apresentava hematomas nas costas ou no peito, mas sim na cabeça, braços e pernas. "Quando se fica nesta posição, é um exemplo claro de defesa".


"Ele foi encontrado pela equipe médica molhado, jogado no chão", disse o secretário. "Chang é um exemplo de um ser humano cruelmente transformado em coisa, porque nem com um animal se pode fazer isso."

Publicidade


O exame foi solicitado na última segunda-feira pelo procurador da República no Rio Rogério Nascimento, depois que o caso foi levado ao Ministério Público Federal. O procurador pediu à PF a lista dos policiais que fizeram a escolta do comerciante até a prisão.


Agentes


O secretário também questionou a visita, na última quarta-feira, de quatro agentes penitenciários ao IML, no centro, com o objetivo de obter os endereços dos médicos legistas que fizeram o primeiro exame de corpo de delito em Chang.


Pinaud não descartou a hipótese de os agentes quererem intimidar os médicos. A defesa dos quatro alegou que o objetivo era procurar alguém que testemunhasse a favor deles.

Informações Folha Online


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo