Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novo Eldorado

Garimpo de ouro atrai 4 mil ao Amazonas

Redação - Bonde
18 jan 2007 às 11:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um novo Eldorado surgiu ao sul do Amazonas. É um garimpo de ouro, o Garimpo do Juma, como vem sendo chamado, numa referência ao rio de mesmo nome, que se espalha por uma área de menos de um quilômetro próxima aos municípios de Novo Aripuanã e de Apuí, a 453 quilômetros de Manaus.

Cerca de quatro mil pessoas, de diferentes classes sociais, já foram atraídas para o local. Segundo o diretor de Fiscalização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Walter Arcoverde, o local ainda não está legalizado, mas a perspectiva é de que a área seja regularizada em breve. Para tanto, uma comissão criada pelo governo federal e coordenada pela Casa Civil e pelo Ministério de Minas e Energia determinou que os garimpeiros se organizem em uma cooperativa. As informações são da Agência Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para impedir a exploração predatória e os prejuízos ao meio ambiente, a comissão também determinou que somente será permitida a extração manual, proibindo o acesso a máquinas. Segundo Arcoverde, estão previstas as instalações de postos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e de órgãos municipais de saúde que irão monitorar as condições dos garimpeiros e da população local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens

Imagem de destaque
Reverência para a brasileira

Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'


No último dia 11, por meio de uma portaria do DNPM, a União bloqueou a concessão de novas autorizações de estudos de viabilidade e de direito de exploração numa área de 390 mil hectares, onde o departamento realiza estudos socioambientais e geológicos a fim de checar a viabilidade de criar uma reserva extrativista mineral.


A portaria não impedirá a exploração das cinco grotas já abertas, mas visa a desestimular a ida de novos garimpeiros. Arcoverde destaca que, diferentemente de outras reservas, a intenção é criar um modelo sustentável.

A região onde foi encontrado o Garimpo do Juma já desperta interesse há muito tempo. Localiza-se próximo ao Rio Tapajós, área onde existem diversos pontos de extração de ouro. No início do mês passado, garimpeiros procedentes de outro local descobriram a nova grota que vem sendo explorada. A notícia correu e logo o ponto passou a ser conhecido como o "novo Eldorado da Amazônia".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo