À zero hora do próximo domingo (5) os relógios deverão ser adiantados em uma hora. É o início do horário de verão, que existe desde 1985 e este ano, por causa das eleições, excepcionalmente não começou na segunda quinzena de outubro. A pedido do Tribunal Superior Eleitoral, foi adiado por três semanas para prevenir qualquer problema nos computadores durante a apuração dos votos do segundo turno.
O relógio deverá ficar adiantado até o dia 25 de fevereiro de 2007. O horário de verão abrange 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Só ficam de fora as regiões Norte e Nordeste, porque estudos comprovam que a economia nessas duas regiões é insignificante.
O objetivo do horário de verão é reduzir a demanda máxima no horário em que o sistema elétrico é mais utilizado. Segundo nota do Ministério das Minas e Energia, ''o aumento de consumo nessa época é resultado, sobretudo, do incremento da produção industrial, face às encomendas de Natal, e ao aumento da temperatura com a chegada do verão''.
Leia mais:
Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
Segundo o secretário de Energia, Ronaldo Schuck, do Ministério de Minas e Energia, a economia com a implantação do horário deste ano deve ser de quase 5%.. De acordo com ele, a economia gerada entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste juntas corresponderia a 2.100 megawatts, o equivalente à produção de três turbinas de Itaipu.