Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Telefonia

Justiça suspende reajuste de telefone em todo o país

Redação - Folha de Londrina
03 jul 2003 às 09:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juiz substituto da 11ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte, Edison Moreira Grillo Júnior, concedeu no início da noite desta quinta-feira uma liminar suspendendo o reajuste nas tarifas da telefonia fixa autorizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), há uma semana, em até 41,75%. A decisão tem abrangência nacional.

A liminar atende solicitação de uma ação popular que tem como um dos autores o advogado William dos Santos, da direção da Central de Movimentos Populares, cuja sede nacional é em São Paulo, e membro da direção nacional do PT.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao deferir o pedido, o juiz mandou notificar as nove operadoras de telefonia do país e, da parte do governo, a AGU (Advocacia Geral da União).

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


No seu despacho, o juiz disse que interessa observar que a lei 8.987/95 diz que "serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade nas tarifas", estando os dois últimos itens grifados pelo magistrado.

Publicidade


Ele escreveu: "Vê-se, portanto, que o ato administrativo que autorizou o reajuste combatido atenta contra a moralidade".


O juiz, ao conceder a liminar, lembra que o assunto não se esgota com ela, mas justifica a concessão citando o artigo 5º da Constituição, cujo inciso 35 diz que "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito".

Publicidade


"É sabido que o serviço público deve ser prestado de maneira regular e contínua, e o aumento abusivo nas tarifas de telefonia acaba por inviabilizar e/ou dificultar o seu uso por parte da população", disse o magistrado.


As empresas que não cumprirem a determinação judicial, de acordo com a liminar, serão multadas em R$ 1.000 por fatura emitida. As empresas de telefonia fixa têm dez dias para recorrer após receberem a notificação.

Na ação popular, o advogado questiona a indexação das tarifas pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), medido pela Fundação Getúlio Vargas. Sugere como indexador o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE _cujo índice acumulado nos últimos 12 meses é de 17,24%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo