As obras destinadas ao Nordeste foram o principal tema do programa "Café com o Presidente", transmitido quinzenalmente pela Radiobrás.
Na lista de prioridades, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está a integração das bacias do rio São Francisco. De acordo com o presidente, a licitação da obra sairá em julho e o investimento é de quase R$ 4 bilhões. Lula reforça que o projeto vai matar a sede de 12 milhões de pessoas que vivem no semi-árido nordestino, principalmente no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.
Outro projeto é a produção de biodiesel na região, óleo combustível alternativo que tem como matéria-prima a mamona, a soja, o dendê, o nabo forrageiro e outras. Lula destacou as vantagens do combustível alternativo: pode diminuir a poluição causada pelo óleo diesel, ao ser usado como aditivo, pode ser usado em carros e tratores, é renovável e permitirá reduzir a dependência do país em relação ao petróleo.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
O presidente também citou as construções da Transnordestina, ferrovia que ligará os nove estados do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), e a rodovia BR 101 Nordeste, que integrará a região e promoverá o turismo. De acordo com Lula, a licitação do projeto da rodovia deverá ocorrer em setembro, e o início das obras no mês seguinte.
Informações da ABr