Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Crime

Líder do MST é assassinado em Alagoas

Redação - Folha de Londrina
08 set 2003 às 17:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) Luciano Alves da Silva, 28, foi assassinado ontem à noite com três tiros no peito e um na cabeça, em Craíbas (AL).

Conhecido como Grilo, ele havia sido indiciado na semana passada por liderar saques e bloqueios de estrada na região de Arapiraca (122 km de Maceió). Segundo a polícia local, ainda não há pistas dos assassinos nem sequer suspeitas sobre o que teria motivado o crime.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a Delegacia Regional de Arapiraca, Alves da Silva foi morto ontem por volta das 22h, quando retornava a pé de Arapiraca para o assentamento Rendeira, em Girau do Ponciano. O crime ocorreu no meio do trajeto, em Craíbas, numa estrada vicinal de terra. "Ele morreu num local totalmente desabitado e sem iluminação", disse o delegado regional Cícero Torres.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Segundo a polícia, o assentado José Soares dos Santos, o Borja, que estava com Alves da Silva no momento do assassinato, disse que os assassinos estavam de capacete em uma moto. "Ele [Borja] disse que os assassinos atiraram apenas em seu companheiro [Alves da Silva]. Dá a impressão de ter sido um crime encomendado, mas ainda é muito cedo para apontarmos suspeitos ou o que motivou os tiros", afirmou o delegado regional.

Publicidade


De acordo com a superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Alagoas, Alves da Silva presidia a associação do assentamento Rendeira, o maior do Estado, com cerca de 300 famílias, na cidade vizinha de Girau do Ponciano.


A região tem sido palco de inúmeros conflitos nos últimos meses, com barricadas, saques e invasões. Há três semanas, um sem-terra foi ferido a bala por um policial durante um bloqueio de estrada.

Publicidade


O superintendente regional do órgão, Mário Agra Júnior, viaja amanhã à região de Arapiraca. A Ouvidoria Agrária Nacional informou hoje que está atenta ao caso, colhendo informações por meio da seção alagoana do Incra e da Polícia Militar. Em princípio, nenhum ouvidor irá ao Estado.


De janeiro a agosto deste ano, segundo a ouvidoria, ocorreram 20 crimes em conflitos fundiários no país. Somam-se a eles as mortes de dois sem-terra ocorridas na semana passada no interior do Paraná.

Publicidade


Em 2002, foram 20 mortes, contra 14, em 2001, e 10, em 2000. Os casos do PR e de AL somente serão computados nas estatísticas da ouvidoria caso os respectivos inquéritos policiais apontem a luta pela terra como a motivação do assassinatos.


Segundo a ouvidora agrária substituta, Maria de Oliveira, 52, a tensão no campo está relacionada às milícias armadas dos fazendeiros. "O maior ponto de risco no país no campo é a questão da violência voltada ao lamento dos fazendeiros e suas milícias armadas", disse, na última sexta-feira.

Publicidade


De acordo com a CPT (Comissão Pastoral da Terra, braço agrário da Igreja Católica) no Estado, Alves da Silva foi o 39º trabalhador rural assassinado no Estado desde 1988 em conflitos agrários.


José Roberto da Silva, da coordenação estadual do MST, disse hoje que o movimento irá cobrar uma rápida investigação das autoridades locais. "Temos várias suspeitas. Ele [Alves da Silva], por exemplo, estava denunciando a ação de pistoleiros ligados a fazendeiros da região."

Informações Folha Online


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo