Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fórum Social Mundial

Lula estreia agenda pós-governo em Dacar

Agência Estado
06 fev 2011 às 11:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio à crise econômica internacional e à turbulência política no norte da África e no Oriente Médio, movimentos sociais realizam a partir de hoje (6), em Dacar, no Senegal, a 11.ª edição do Fórum Social Mundial. Sob o tema As Crises do Sistema e das Civilizações, o evento volta a discutir a ideia de "outro mundo possível" e traz como estrela um brasileiro: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, símbolo de uma América Latina voltada à esquerda.

Além dos chefes de Estados africanos, as personalidades mais aguardadas na Universidade Cheikh Anta Diop, centro dos eventos, são Lula, o músico Gilberto Gil, Hugo Chávez (presidente da Venezuela), Evo Morales (da Bolívia) e duas presidenciáveis do Partido Socialista da França, Martine Aubry e Ségolène Royal. O governo brasileiro será representado pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que vai chefiar a delegação e terá a companhia das ministras de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em sua primeira viagem ao exterior desde que deixou a Presidência, Lula não integrará a comitiva oficial, mas terá status privilegiado no evento - no qual foi ovacionado no ano passado. Durante sua estada em Dacar, deve ser recebido pelo presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, que exerce o cargo desde 2000.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Amanhã, Lula deve discursar à multidão aguardada no campus da universidade. Em 2010, em Porto Alegre, ele prometeu ir a Dacar na posição "de uma pessoa com o mesmo compromisso e talvez com mais capacidade para anunciar ao país as coisas que têm de ser feitas daqui para a frente".

Publicidade


Na sexta-feira, os organizadores do Fórum, que é realizado pela segunda vez na África, revelaram que enfrentam dificuldades para viabilizar o evento. "Estamos com problemas para fechar o orçamento inicial, estimado em 1,8 bilhão de francos africanos (ou R$ 2,74 milhões). Só 47% ou 48% deste orçamento está disponível hoje", afirmou a presidente do evento, Mignane Diouf. Os organizadores, porém, esperam que a adesão de militantes antiglobalização e de ONGs leve o evento ao sucesso.


Entre os temas desta edição, três estão: A situação mundial e a crise, A situação dos movimentos sociais e dos cidadãos e Os processos dos fóruns sociais mundiais. O objetivo, como sempre, está claro nos materiais de divulgação do evento: "Buscar um outro mundo possível e diferente deste, regulado pela globalização e pelo neoliberalismo desenfreado".


Primeiro encontro foi em 2001

O primeiro encontro do Fórum Social Mundial foi realizado em 2001, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Sua proposta é abrir espaço para a troca de experiências e debates entre organizações que se opõem ao modelo econômico neoliberal. A Carta de Princípios, pela qual se orienta, diz que o Fórum tem caráter não confessional, não governamental e não partidário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo