Da Agência Brasil - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurará amanhã (11) a primeira obra na área de transportes concluída no atual governo: a ponte de Porto Alencastro, sobre o Rio Paranaíba, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A solenidade está marcada para as 10h, com a presença dos governadores José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e Aécio Neves.
A ponte, segundo o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, é a principal ligação entre os dois estados. Facilitará o escoamento da produção e o transporte de mercadorias para Belo Horizonte e São Paulo, principalmente, com um tráfego diário previsto em cerca de 4 mil veículos. A obra mede 662,7 metros de comprimento e 16 metros de largura, em pista dupla, e é sustentada por cabos de aço fixados em duas grandes torres.
"A ponte é um sonho antigo dos moradores da região, tanto que ela está em construção há dez anos, e tivemos a satisfação de concentrar recursos nessa reta final para concluir a obra", disse o ministro.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Após a inauguração da ponte no município de Porto Alencastro (MS), o presidente Lula seguirá para Corumbá (MS), já na fronteira com a Bolívia. Lá ele anunciará os editais de concorrência para recuperação de trechos das rodovias federais BR-163, que liga Mato Grosso do Sul a Mato Grosso; BR-262, que liga Campo Grande a Três Lagoas, na divisa com o estado de São Paulo; e BR-267, que liga Nova Aurora a Presidente Epitácio, também na divisa com o estado de São Paulo.
Os editais incluem ainda a restauração da Ponte Maurício Joppert, sobre o Rio Paraná, em Porto Epitácio, ligando os estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.