Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Depois do atentado

ONU reafirma compromisso com Iraque

Bonde, com informações da Agência Brasil
19 ago 2003 às 15:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho de Segurança da ONU reafirmou nesta terça-feira a determinação das Nações Unidas em ajudar na reconstrução e reestabilização política do Iraque.

De acordo com o site da BBC Brasil, a declaração foi emitida depois de reunião de emergência na sede da ONU, em Nova York, convocada para examinar o papel da organização depois do atentado à sede das Nações Unidas na capital do Iraque, Bagdá.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o presidente interino do Conselho de Segurança, Fayssal Mekdad, da Síria, "o Conselho condenou nos mais veementes termos este atentado".

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


O Conselho de Segurança divulgou um comunicado oficial sobre o incidente. "Os membros do Conselho reafirmaram que esse horrível ataque que visava prejudicar o papel vital das Nações Unidas no Iraque não afetará a sua determinação, e os membros do Conselho estarão unidos contra tais ataques e para ajudar o povo iraquiano a restaurar a paz e a estabilidade em seu país."

Publicidade


"O governo brasileiro condena o atentado e lamenta os mortos e feridos", disse o embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Sardenberg.


Segundo Sardenberg, é difícil avaliar de que maneira a atuação da ONU no Iraque irá mudar depois do ataque "o que antes era visto como um conflito entre as forças de ocupação e parte dos iraquianos agora parece alcançar uma dimensão muito maior".

"Recentemente, vimos ataques contra oleodutos e o sistema de água no país. E agora, a ONU. Isto é extremamente preocupante porque o papel de interlocução da ONU entre as forças de ocupação e os iraquianos tem sido bastante positivo", concluiu o diplomata brasileiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo