Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exploração sexual

País terá política de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Redação Bonde
28 jun 2006 às 09:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As brasileiras estão entre as principais vítimas do tráfico internacional para a exploração sexual, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua maioria, são mulheres entre 18 e 30 anos que acreditam no sonho de uma vida melhor na Europa e se deixam levar por promessas milagrosas.

"Cerca de 90% dos casos são de mulheres brasileiras que estão indo para a indústria do sexo na Europa", disse o coordenador do Programa de Prevenção ao Crime e Redução da Oferta de Drogas, Reiner Pugs.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para combater esse tipo de crime, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar hoje (28) decreto instituindo a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


"O decreto efetivamente coloca o problema na agenda governamental e permite que o Ministério da Justiça e a Polícia Federal tomem ações concretas. Além disso, permite que se demande um orçamento adequado para medidas de combate e medidas preventivas que perpassam quase que todos os ministérios", disse.

Publicidade


Pugs afirmou que além de ações preventivas, é preciso que as mulheres que recebam propostas "milagrosas" de emprego na Europa se previnam. "É preciso alertar as pessoas para a existência do crime, alertar que é difícil que exista aquele sonho milagroso da "Cinderela", alertar as populações dos perigos e para que elas possam procurar as autoridades dos países para onde estão indo".


"É preciso tentar mais informações do tipo: quem está convidando e porque está convidando, além de quais os locais que podem me receber se tiver algum problema, endereço de consulado, polícia", acrescentou.


As diretrizes do documento que cria a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas serão discutida hoje na Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília. O debate conta com a participação de parlamentares da Comissão Mista de Inquérito da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O texto é coordenado pelo Ministério da Justiça, pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.

Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo