Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Baixa no clero

Papa aceita renúncia de cardeal que omitiu pedofilia

Redação - Bonde
13 dez 2002 às 22:06

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Papa João Paulo II aceitou hoje a renúncia do cardeal Bernard Francis Law como arcebispo de Boston. Law, de 71 anos, é acusado de ter se omitido durante décadas a respeito do caso dos sacerdotes denunciados por abusos sexuais. Law se limitou a mudá-los de paróquia.

O Vaticano informou que o Papa aceitou a renúncia ao governo pastoral da arquidiocese de Boston, apresentada pelo cardeal Bernard Francis Law, em conformidade com o artigo 401/2 do Código de Direito Canônico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Este artigo afirma: "Se roga encarecidamente ao Bispo diocesano que apresente a renúncia de seu ofício por doença ou outra causa grave que diminua sua capacidade para desempenhá-lo".

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


João Paulo II nomeou como administrador apostólico de Boston o bispo Richard Gerard Lennon, prelado auxiliar dessa arquidiocese. O cardeal Law afirmou num comunicado, depois de apresentar a renúncia, que espera que sua iniciativa possa ajudar a Igreja e "a arquidiocese de Boston a reencontrar a reconciliação e a unidade, tão urgentemente necessárias".

Publicidade


Law, que está em Roma desde o dia 9, pediu perdão a todos os que sofreram por suas insuficiências e erro". Expressou sua "profunda gratidão" ao Papa por ter aceito seu pedido de renúncia.


A diocese que que estava nas mãos de Law encontra-se em estado de falência devido às grandes somas de dinheiro em indenizações exigidas na Justiça pelas vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes dessa circunscrição. A mesma arquidiocese anunciou recentemente a iminente quebra, diante de 450 processos de denúncia.

As críticas e os pedidos de renúncia contra Law aumentaram nas últimas semanas e, no domingo passado, cerca de 500 fiéis concentraram-se na porta da catedral de Boston para pedir sua saída do cargo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo