O governador Roberto Requião defendeu, em Salta, Argentina, que os países sul-americanos comecem a trabalhar imediatamente na criação de uma moeda única para o continente. "Trata-se de um longo processo, que na Europa levou 40 anos até a chegada do euro. Por isso, devemos começar já, e de forma acelerada", disse, em pronunciamento durante reunião entre integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosul).
"Devemos cada vez mais abandonar o dólar, procurando desde já construir a moeda sul-americana. Enquanto ela não se consolida, é preciso que fixemos políticas de controle da flutuação do dólar, para impedir que a oscilação do câmbio impeça nosso desenvolvimento industrial", afirmou Requião, atual presidente do Codesul, em evento que reuniu o governador de Salta, Juan Manuel Urtubey, que também preside o Zicosul. Representantes das províncias argentinas de Tucumã e Jujuy também participam do encontro.
"Acima de tudo, sou militante da construção do mercado sul-americano. Estou aqui como brasileiro, mas também como sul-americano. Esta é minha identidade", argumentou Requião.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
O Codesul é formado pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O Zicosul reúne nove províncias argentinas, oito departamentos bolivianos, cinco regiões chilenas, todas os departamentos do Paraguai e o Mato Grosso do Sul.