Será lançado nesta terça-feira, do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na China, o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBERS-2B. O programa vem sendo desenvolvido conjuntamente por Brasil e China desde 1988.
De acordo com a assessoria do Ministério da Ciência e Tecnologia, as imagens dos satélites CBERS são utilizadas em todo o país para monitoramento florestal e apoio à agricultura. Desde abril de 2004, foram distribuídas mais de 350 mil imagens CBERS para mais de 5 mil instituições brasileiras. Na China, foram distribuídas mais de 200 mil imagens, sendo o Ministério da Terra e de Recursos Naturais seu principal usuário.
Além disso, Brasil e China vêm distribuindo, de graça, imagens CBERS para países vizinhos e promovendo atividades de capacitação técnica para sua utilização. A partir de 2008, as imagens CBERS devem passar a ser distribuídas para países da América Central, do Caribe, da África e do Sudeste asiático.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
O CBERS-2B é o terceiro satélite sino-brasileiro a ser lançado. O CBERS-1 foi lançado em 1999 e operou até 2003, quando foi lançado o CBERS-2, ainda em operação. Estão previstos pelo menos mais dois satélites dessa série, tecnologicamente mais avançados: o CBERS-3, a ser lançado em 2010, e o CBERS-4, em 2013.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, estará presente no lançamento, acompanhado por autoridades diplomáticas e da área espacial brasileiras e chinesas.
ABr