Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Parceria

Satélite desenvolvido por Brasil e China é lançado hoje

Redação Bonde
18 set 2007 às 09:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Será lançado nesta terça-feira, do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na China, o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBERS-2B. O programa vem sendo desenvolvido conjuntamente por Brasil e China desde 1988.

De acordo com a assessoria do Ministério da Ciência e Tecnologia, as imagens dos satélites CBERS são utilizadas em todo o país para monitoramento florestal e apoio à agricultura. Desde abril de 2004, foram distribuídas mais de 350 mil imagens CBERS para mais de 5 mil instituições brasileiras. Na China, foram distribuídas mais de 200 mil imagens, sendo o Ministério da Terra e de Recursos Naturais seu principal usuário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, Brasil e China vêm distribuindo, de graça, imagens CBERS para países vizinhos e promovendo atividades de capacitação técnica para sua utilização. A partir de 2008, as imagens CBERS devem passar a ser distribuídas para países da América Central, do Caribe, da África e do Sudeste asiático.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


O CBERS-2B é o terceiro satélite sino-brasileiro a ser lançado. O CBERS-1 foi lançado em 1999 e operou até 2003, quando foi lançado o CBERS-2, ainda em operação. Estão previstos pelo menos mais dois satélites dessa série, tecnologicamente mais avançados: o CBERS-3, a ser lançado em 2010, e o CBERS-4, em 2013.


O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, estará presente no lançamento, acompanhado por autoridades diplomáticas e da área espacial brasileiras e chinesas.

ABr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo