Uma falha no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep ) provocou um erro no sistema e mostrou, equivocadamente, nota zero na redação de pelo menos 5.000 estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) em agosto deste ano.
Segundo a assessoria de imprensa do Inep, as notas zero apareceram para os alunos que fizeram o exame em local diferente do local de inscrição - são os chamados alunos ''realocados''. Ainda segundo a assessoria, as notas já foram corrigidas no site e estão corretas no boletim de desempenho impresso, que foi enviado para os alunos pelos Correios.
A nota de Enem é requisito obrigatório para que o aluno se inscreva para concorrer a uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que financia de 50% a 100% das mensalidades dos cursos de ensino superior em instituições particulares. As inscrições começam nesta quarta-feira (29) e seguem até o dia 16 de dezembro. Para concorrer ao benefício, o candidato precisa obter nota igual ou superior a 45 no Enem - tanto na prova objetiva quanto na redação.
Leia mais:
Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
Com relação às outras notas zeradas na redação - porque nem todos os alunos foram realocados para fazer a prova em local diferente do local de inscrição - o Inep informou que está praticamente descartada falha no sistema porque a média de notas zero neste ano é semelhante à média no ano passado - o Inep não informou, no entanto, o percentual de redações zeradas em 2005. As informações são do G1/globo.com.