No domingo (27), 3,7 milhões de estudantes de 800 cidades brasileiras vão fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O número de inscrições corresponde a mais de 90% do total de formandos no Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2005.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC) há oito anos para avaliar o desempenho dos alunos e das escolas, o Enem baseia suas provas no dia-a-dia dos estudantes. Por isso, o exame não exige dos alunos saber específico, mas um elevado grau de conhecimentos gerais, adquiridos principalmente com a leitura de livros, jornais e revistas, teatro e cinema.
Além disso, é necessário que o aluno tenha capacidade de interpretação de textos. De acordo com o MEC, o Enem é um avaliação voluntária para alunos de escolas públicas e privadas que estejam terminando ou já terminaram o terceiro ano do ensino médio. Mesmo não sendo obrigatório, o número de inscrições neste ano aumentou 24% na comparação com o ano passado.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
O coordenador do Enem no Ministério da Educação, Dorivan Ferreira Gomes, atribui o aumento da procura pelo Enem ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para concorrer a uma bolsa no programa, o estudante deve ter prestado o Enem.
"O exame serve para o cidadão fazer uma auto-avaliação de seus conhecimentos, ingressar num curso superior sem vestibular e ainda entrar no mercado de trabalho. As instituições de ensino superior usam o resultado para a seleção no curso de graduação. As empresas também já usam o resultado do Enem no processo de contratação de funcionários de nível médio."
O estudante, Rodrigo Ramos, da Escola Técnica de Brasília (ETB), está na expectativa de que o Enem ajuda na conquista de uma bolsa no ProUni. "Estou otimista e espero ser bem avaliado, para que eu possa ganhar uma bolsa de estudo e fazer ciência da computação, que é o meu sonho."
Para evitar contratempos, o coordenador do Enem aconselho os candidatos a evitar o nervosismo e a descansar no sábado. Na prova, é necessário levar documento de identidade, comprovante de inscrição, caneta preta ou azul, lápis e borracha. Relógios digitais, eletrônicos e celulares são proibidos.
O aluno deve chegar ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência. A prova começa às 13h. Para verificar o local do exame, os participantes que ainda não receberam o cartão podem acessar a página do INEP na internet ou ainda obter informações pelo telefone 0800616161 e na lista afixada no local onde realizou a inscrição (escola ou agências dos Correios).