Cinqüenta e dois projetos, de 116 inscritos, foram selecionados para a 2ª Mostra Curitiba Arte Design, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba para divulgar o trabalho de designers e artistas brasileiros no campo da criação de objetos, protótipos e material de design gráfico. Os autores dos projetos de design de mobiliário e de produto têm até o dia 22 de outubro para apresentar os protótipos, que passarão por uma segunda avaliação antes de ter a sua participação confirmada na mostra.
Originalidade, ousadia de proposta, funcionalidade, valor estético, identidade, expressividade e coerência mercadológica são alguns dos critérios utilizados pelo júri para escolher os trabalhos. "Nem sempre um produto facilmente aceito no mercado tem valor estético, o que para uma mostra como essa é um componente fundamental", informou o designer Ken Fonseca.
A 2ª Mostra Curitiba Arte Design terá duas etapas. Em 24 de outubro será inaugurada, no Centro Cultural Solar do Barão, a exposição de Design Gráfico. A exposição de Design de Produto e Mobiliário será em 12 de novembro. Ambas permanecem até 8 de dezembro. Haverá premiação para os três melhores trabalhos de cada categoria, com passagens aéreas para o exterior.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Os trabalhos foram escolhidos na última quinta-feira por um júri de pré-seleção, formado pelo professor José Luiz Casela, diretor adjunto do Curso de Desenho Industrial da PUC-PR, pela arquiteta, paisagista e urbanista Dilva Slomp Busarello, pelo professor José Marcos Novak, coordenador do Curso de Design Industrial da Unicenp, pelo designer Ken Fonseca, coordenador de projetos do Centro de Design do Paraná, e pela crítica de arte Nilza Procopiak, consultora de Artes Visuais da FCC.