As pessoas interessadas em participar de trabalhos voluntários podem ir ao Memorial de Curitiba, para conhecer atividades de 48 instituições, que só funcionam graças ao apoio de voluntários. Trata-se da 1ª Mostra de Ação Voluntária de Curitiba, promovida pelo Centro de Ação Voluntária (CAV) de Curitiba e Prefeitura Municipal.
"O curitibano é bastante solidário. As pessoas querem ajudar, mas não sabem onde ir ou que instituições existem", diz a presidente do CAV, Mariângela Budant Hartmann. Além de relembrar o Ano do Voluntariado, comemorado em 2001, a idéia, segundo ela, é "justamente divulgar o trabalho desenvolvido pelas organizações sociais junto a empresários e comunidade em geral para criar novas parcerias.
Mariângela não sabe a quantidade de voluntários existentes, hoje, em Curitiba. Desde a criação do CAV, em dezembro/98, mais de 4 mil pessoas participaram de palestras sensibilizadoras, que mostram a ação do voluntário. O Centro reúne 120 entidades associadas, mas calcula-se que existam cerca de 500 organizações na Capital.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A abertura da mostra contou com a presença da presidente do Comitê para o Ano do Voluntariado, Milú Villela, o psiquiatra Roberto Shinyashiki, e Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança. Com 150 mil voluntários em todo País, atendendo 70 mil gestantes e 1,5 milhão de crianças em bolsões de pobreza, a Pastoral é a entidade que reúne maior número de voluntários no Brasil e "talvez no mundo", de acordo com Zilda.