Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A timidez que se faz imagem

Zeca Corrêa Leite - Folha do Paraná
16 jan 2001 às 10:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na revista Forbes da semana passada a capa foi dedicada ao dono da perfumaria O Boticário, Miguel Krigsner. O autor da imagem é um fotógrafo que se diz tímido, e por isso mesmo usa como linguagem o olhar: Joel Rocha. Preferido pelas redações das grandes revistas nacionais - também já publicou no exterior - o profissional abre nesta noite (terça-feira), às 20 horas, uma exposição individual no restaurante Beto Batata. "Tempo e Contratempo" resume os últimos 15 anos de uma carreira iniciada pouco antes em Curitiba.

Avesso a publicidade, Joel realiza agora sua segunda individual. A primeira aconteceu há seis anos, na Fundação Cultural de Curitiba; coletivas são mais comuns. Ele justifica a falta de tempo para poder se dedicar "a um projeto pessoal".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de ter que conciliar a agenda de atividades do dia-a-dia, é preciso "projetar-se mais", algo definitivamente contrário à sua natureza marcada pela discrição. Outro entrave: elaborar o projeto e a temática. "Não tenho tempo para isso". Nesta mostra o fotógrafo pinçou trabalhos feitos em diversas épocas, que têm por base o ser humano e as cidades. São imagens inéditas e que trazem em comum entre elas o ser humano num determinado espaço e momento. "Tirei-as da gaveta para pôr na parede", brinca.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja o vídeo

Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba

Imagem de destaque
Oportunidades

Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná

Imagem de destaque
Expectativa com bons preços

Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023

Imagem de destaque
Edital Atlânticas

Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq


O título da exposição partiu das próprias situações registradas, por vezes insólitas, noutras vezes poéticas e em flagrantes de absoluto desamparo e solidão. Dezessete fotos nos tamanhos 70x55 e 40x60 reproduzem o olhar sensível de Rocha. Uma delas sintetiza todo o discurso: um cidadão comum diverte-se sozinho numa roda-gigante. Explica o fotógrafo:

Publicidade


- Ele estava meio deslocado, porque tinha crianças, mães. E ele ali meio deslocado, sem camisa, de calça tergal, sandálias havaianas. É a idéia central do insólito.


Os flagrantes foram colhidos desde imensas carvoarias no interior paranaense às ruas de Paris e Nova York. Todos em branco e preto, pois assim define melhor o desenho das fotos e valoriza as expressões das pessoas. Para este tipo de trabalho é quase impossível o uso das cores. "A cor distrai, abstrai e dispersa", diz. Porém, quando faz uso delas, prefere as primárias, especialmente o vermelho e o azul. Estas seriam a base: o quente e o frio servindo para temperar os elementos como numa tela.

Serviço: "Tempo e Contratempo", exposição de fotos de Joel Rocha, abre hoje, terça-feira, às 20 horas, no restaurante Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678). Permanece até 20 de fevereiro. Após essa data poderá ser vista no bar Era Só O Que Faltava (Avenida República Argentina, 1334).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo