Passados cinco dias do acidente que provocou o vazamento de óleo no Rio Cascavel, a Sanepar restabeleceu completamente a captação de água no rio Cascavel, manancial responsável pelo abastecimento de 80% dos moradores da área urbana do município. Na manhã desta quarta-feira (23), todas as regiões da cidade receberam a água tratada.
No entanto, no decorrer do dia e por conta da demanda reprimida nos últimos dias, algumas regiões da cidade ainda apresentaram problemas com falta de pressão nas redes e desabastecimento, principalmente no período da tarde.
Se as condições operacionais continuarem favoráveis, o abastecimento estará totalmente normalizado nesta quinta-feira (24).
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
A Sanepar continua o monitoramento da água do rio Cascavel, realizando análises periódicas nos laboratórios das estações de tratamento. "A preocupação da Sanepar, desde o primeiro momento, foi interromper a captação para garantir a qualidade da água e preservar a saúde da população", confirma o gerente regional Carlos Roberto Pinto. A empresa somente distribui o produto quando as análises apontam resultados que atendam os padrões de potabilidade exigidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.
O gerente afirma também que vários fatores contribuíram para que fosse rápida a retomada da produção e da distribuição de água. Para ele, a ação eficiente e ágil das equipes da Defesa Civil, da Sanepar, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria do Meio Ambiente, IAP e Ecocataratas em conter o vazamento e recuperar a área atingida foi fundamental para que o acidente não tomasse proporções maiores. "Precisamos também destacar e agradecer o apoio da população, que entendeu a situação e colaborou economizando água," elogia.
Segundo ele, na terça-feira, quando o abastecimento foi retomado, "em alguns bairros o consumo se manteve abaixo da média". Assim, as equipes da Sanepar puderam abastecer outras regiões que estavam em situação mais crítica.
Durante esse período milhares de moradores da área urbana da cidade sofreram as consequências do desabastecimento. Além dos moradores, escolas, postos de saúde e creches tiveram falta de água e precisaram ser socorridos por caminhões-pipa. Algumas escolas estaduais chegaram a suspender as aulas durante dois dias.
Os moradores que, por algum motivo, constatarem falta de água em seus imóveis devem ligar para o telefone 115. A Sanepar vai deslocar as equipes de plantão para verificar o local e resolver o problema rapidamente.
Por segurança, se houver chuva forte, há a probabilidade de que a captação no rio Cascavel volte a ser suspensa.