Na primeira noite de fiscalização intensa nas casas noturnas de Curitiba depois da tragédia de Santa Maria (RS), três dos seis estabelecimentos visitados foram interditados. Segundo a Polícia Militar (PM), que coordenou a blitz desta quinta-feira (31), o Aos Democratas Bar Dr. Pedrosa e o Bar Curityba, além de outras irregularidades, não apresentaram o alvará. O Class Night Club, por sua vez, não tinha documento de licença sanitária.
A chamada Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) já acontecia periodicamente, mas foi intensificada após o incêndio na boate Kiss, no último domingo (27), deixar mais de 230 pessoas mortas e mais de 130 feridas.
Entre os pontos considerados estão a preocupação com o não cumprimento de normas de combate a incêndio e a superlotação. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a capacidade de um ambiente deve ser de duas pessoas por metro quadrado.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Em Curitiba, a vistoria contou ontem com a participação da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura, do Ministério Público, da Secretaria de Urbanismo e da Vigilância Sanitária.
Outro lado - O Aos Democratas informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que solicitou renovação do seu alvará em outubro de 2012, o que trouxe a necessidade de adequação de alguns itens da casa. "Com isto foi criado, em parceria com os órgãos fiscalizadores, um plano de adequação, que vem sendo cumprido rigorosamente", diz trecho de nota enviada à imprensa. Ainda segundo o estabelecimento, a última etapa do plano previa a realização até março de 2013 de obra para pressurização da escada de emergência para o segundo e terceiro piso da casa, trabalho que estaria dentro do prazo de execução.
A casa informou que, conforme acordado com as autoridades presentes, abrirá hoje funcionando normalmente com o andar térreo. As demais instalações serão liberadas após a finalização da última adequação. O grupo disse que já iniciou estudo para acelerar as obras.
O proprietário do Class Night Club, Ricardo Alexandre Tavarez, informou que a licença ambiental da prefeitura havia vencido no dia 31 de dezembro de 2012 e que já tinha feito um pedido para a renovação da licença na prefeitura de Curitiba. "A casa tem total segurança, tem cinco portas de emergência para saída contra incêndio. Tenho alvará dos Bombeiros que vale até o final de 2013 e da Polícia que vale até março", disse.
Tavarez também salientou que a casa foi fechada no período em que ele ainda teria direito de funcionamento sem a licença ambiental. "Depois do vencimento eu ainda tinha um prazo de 30 dias, mas mesmo assim fecharam a casa [no último dia do prazo] e por falta de um protocolo", disse, sobre o documento que comprova o novo pedido de licença. Na tarde desta sexta-feira (1), o proprietário da casa foi até a prefeitura para regularizar a situação do estabelecimento.
A reportagem também entrou em contato por telefone com o Bar Curityba, mas até as 15h45 desta sexta-feira, o proprietário ainda não havia sido localizado para comentar sobre o fechamento do local. O Portal Bonde aguarda um retorno do estabelecimento durante a tarde.
A fiscalização continua nesta sexta-feira e no sábado (2) em todo o Paraná e deve se estender também na próxima semana. (Atualizado às 15h47)