Nesta segunda-feira (21), diversos bairros de Cascavel vão ficar desabastecidos durante todo o dia, em razão do vazamento de óleo no Rio Cascavel, ocorrido no sábado (19), após um acidente de trânsito. Com a queda da produção de água em quase 50%, os bairros que ficarão sem água são Guarujá, Quebec, Santos Dumont, Pioneiros Catarinenses, região do Terminal Rodoviário, Cancelli, Gramado, Cataratas, Morumbi, Periollo, Presidente, Cascavel Velho, Faculdade, Jardim União, Santa Felicidade, Turisparque, Maria Luiza e Itamaraty. As demais regiões da cidade podem ter baixa pressão nas redes e desabastecimento temporário.
O gerente da Sanepar Carlos Roberto Pinto afirma que a Sanepar somente irá retomar a produção de água na sua totalidade quando a água do Rio Cascavel apresentar condições normais para tratamento. "Apesar do transtorno causado pelo desabastecimento, a Sanepar, m hipótese alguma vai colocar em risco a qualidade da água distribuída e a saúde da população". A empresa continua o monitoramento da água com algumas análises sendo feitas a cada 15 minutos e outras de hora em hora.
Apesar de todos os esforços das equipes da Sanepar, do Corpo de Bombeiros, da Ecocataratas e da Defesa Civil em limpar a área e conter o vazamento, não foi possível voltar a operar a captação do Rio Cascavel. "A população precisa ter consciência de que o momento é crítico e de que todos precisam cooperar e utilizar a água somente para as necessidades de alimentação e higiene", alerta o Major Fernando Schunig, coordenador regional da Defesa Civil.
Leia mais:
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Acidente de trânsito
O choque entre dois caminhões na BR 277, na região do Bairro Cascavel Velho, provocou o derrame de resíduos de óleo combustível naval. O caminhão-tanque transportava 10 mil litros do produto quando foi atingido por outro caminhão. Do volume total da carga, cerca de 4 mil vazaram e, desses, estima-se que 3 mil litros atingiram o Rio Cascavel.
Ações
Foram montadas seis barreiras de contenção ao longo dos 14 quilômetros do Rio, do trecho do acidente até a captação de água da Sanepar. Em duas dessas barreiras foram construídas valas de contenção, para concentrar e facilitar a aspiração do óleo. Deste do início do acidente, equipes percorrem o trecho do rio para varrer as margens, fundo, pedras e vegetação do local e facilitar a remoção do óleo residual. (As informações são da Sanepar e Prefeitura de Cascavel)