Maria Bertoli, esposa do vereador apucaranense Mauro Bertoli (PTB), foi solta na tarde desta sexta-feira (12) após pagamento de fiança. Ela havia sido presa em flagrante na noite de quarta (10), acusada de participar de um esquema de pirataria descoberto pelo Ministério Público em Apucarana. Maria foi liberada após o pagamento de fiança.
O marido dela também teria envolvimento no caso, mas nega as acusações. A operação do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) já prendeu 26 pessoas desde terça-feira (9), quando começou a ser realizada em Apucarana. Durante as diligências, as equipes de investigação apreenderam milhares de produtos pirata, entre bonés, roupas e outras confecções, além de valores milionários em cheques e escrituras de diversos imóveis.
Os empresários são acusados de produzir o material e revendê-lo para comércios de São Paulo, localizados, principalmente, na rua 25 de Março. Três policiais também foram detidos. Dois investigadores e o então delegado-chefe de Apucarana, Valdir Abrahão, são acusados de acobertar e proteger o esquema em troca de propina.