Após uma série de protestos em todo o Paraná, índios conseguiram agendar uma reunião para a próxima quinta-feira (11), na presidência da Funai, em Brasília, com lideranças indígenas e representantes do Governo.
Nesta terça (9), eles estiveram reunidos em Curitiba com membros dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, funcionários da Funai de Curitiba e de Guarapuava, de representante da Funai de Brasília e outras pessoas vinculadas à causa indígena.
Os índios querem que a coordenação administrativa da Funai continue no Paraná. Reestruturação feita pelo Governo Federal, por meio do decreto nº 7.056, de 28 de dezembro de 2009, transformou as três regionais administrativas da Fundação no Estado em Comissões Técnicas. Duas outras regionais administrativas foram criadas no estado de Santa Catarina, às quais o Paraná ficou vinculado.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
"A reunião foi tensa, mas abriu-se um canal de diálogo entre os índios e a Funai de Brasília. Com isso, esperamos que os ânimos se acalmem e que se possa chegar a um consenso a partir da próxima reunião", afirma o promotor de Justiça Luiz Eduardo Canto de Azevedo Bueno, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Proteção às Comunidades Indígenas.