A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) está levantando os meios legais de promover a vistoria na unidade de pesquisa da Monsanto em Ponta Grossa, requisitada pelo Ministério Público (MP) Estadual.
O MP recebeu denúncias da existência de sementes transgênicas para multiplicação na unidade da Monsanto, ocupada por cerca de 100 famílias do MST desde o dia 16.
O secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessutti, se reuniu nesta quarta-feira com representantes da delegacia regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
''A delegacia entende que não há necessidade de nós fazermos essa vistoria. Mas é desejo nosso e por isso estamos trabalhando para viabilizar a ida de uma equipe'', relatou.
Logo depois da invasão na fazenda, a delegacia produziu um laudo atestando a regularidade dos experimentos da Monsanto. ''Gostaríamos de, junto com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) fazermos as nossas próprias averiguações'', acrescentou Pessutti.
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) também fará uma vistoria técnica na unidade, mas a data ainda não foi definida.
O presidente do Bloco Parlamentar Agropecuário da Assembléia Legislativa, deputado Elton Welter (PT), e o deputado estadual Padre Paulo (PT) marcaram para hoje uma visita à Monsanto.