Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artista cria obras com lixo e é homenageada

Katia Michelle - Folha do Paraná
17 set 2001 às 12:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
"Estou catando cacos do meu corpo/não sei se é unha ou o fundo do meu coração". O poema de Efigênia Rolim ilustra bem o trabalho dessa artista por vocação que trabalha com os cacos da cidade. Do lixo, ela cria coisas. Os cacos, ela transforma em vida. Atire o primeiro saco de papel, o curitibano ou turista que nunca parou estonteado para ouvir os causos que ela conta durante a exposição de seus bonecos, todos os domingos na feirinha do Largo da Ordem. Tradicionalmente ela está lá, acompanhada de suas obras que nascem das ruas, dos papéis de bala jogados ao acaso. Personagem singular, a artista comemora 70 anos este mês e ganha homenagem da Telepar Brasil Telecom.
Suas obras estarão reunidas no Espaço Arte e Cultura Telepar Brasil Telecom, em Curitiba, a partir de hoje, às 20 horas, mas antes disso ela participa de debates e faz performances para apresentar o seu trabalho e seus poemas. A programação começa às 18h30, quando Efigênia participa de um bate-papo com os videomakers Tiomkim e Estevan A.S., que em 1998 filmaram "Rainha do Papel", sobre a vida e a carreira dela.
O tema do debate será "Onde termina o artista e começa o personagem". Às 20 horas, acontece a abertura da exposição, que ficará aberta até a próxima sexta-feira, dia 21 de setembro. Paralelamente, a artista fará performances poéticas no Espaço Arte e Cultura.
Efigênia Rolim nasceu em Abre Campo, Minas Gerais, em 1931. Em 1964, veio para Tamarana, no Norte do Paraná. Posteriormente ela radicou-se em Curitiba.
Entre os livros que já lançou, estão "Andorinha e o Gavião" (1990), na Feira do Poeta, em Curitiba. Participou também das exposições "Mito Poético", no Teatro Guaíra; "Contando História", na PUC, "Toca da Bruxa no Ipê Amarelo"; além do Carnaval com Hélio Leites.
Em 1992, Efigênia participou de congresso de poesia em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Outro destaque foi a apresentação de "Árvore de Mil Poemas" na Feira do Poeta e a "Árvore da Primavera" no Instituto Göoethe. Em Florianópolis, apresentou trabalhos em caixinhas de fósforos e papel de bala, com a participação de Hélio Leites.
A parceria com Hélio leites não pára por aí e atualmente os dois desenvolvem diversos trabalhos em conjunto. Quem não conhece o trabalho dos dois artistas, pode dar uma passadinha na barraca da feirinha do Largo. As barracas ficam ao lado uma da outra, perto do Relógio das Flores. Com sorte é possível pegar o momento de alguma apresentação, dar boas risadas com o trabalho minimalista de Hélio Leites e apreciar as peças criativas e coloridas de Efigênia.
Homenagem à artista popular Efigênia Rolim na próxima segunda-feira, no Espaço Arte e Cultura Telepar Brasil Telecom (Av. Manoel Ribas 115, Mercês - Curitiba). Das 18h30 às 19h30 bate-papo com Efigênia Rolim e seus convidados, os video makers Tiomkim e Estevan A.S.; das 20 às 22 horas, abertura da exposição da artista popular Efigênia Rolim e homenagem da Telepar Brasil Telecom pelos seus 70 anos.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo