O pinheiro preservado na nova rua Tocantins, região norte de Pato Branco, foi alvo de vandalismo. O tronco foi danificado por um corte lateral de cinco centímetros de profundidade, o que pode comprometer a árvore centenária. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu a denúncia de moradores da região e acionou a Polícia Civil. O Município convoca a população para que coopere com informações que possam identificar o autor ou os autores da ação criminosa.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, explica que o corte, feito em uma das extremidades tronco, provavelmente com um machado, pode até levar à morte da árvore, que se tornou símbolo de Pato Branco.
"Estamos trabalhando na recuperação da árvore, onde faremos uma espécie de curativo no corte. Vamos esperar, sobretudo torcer, para que a Natureza recupere a árvore e refaça a casca".
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Bertani lamenta o ocorrido que, em virtude das cascas da árvore ainda existentes no local, certamente ocorreu nos últimos dias. "Este foi mais que um ato de vandalismo, foi um crime ambiental. Registramos o boletim de ocorrência junto a 5ª SDP e acompanhamos as investigações junto com a polícia. Por isso, quem tiver alguma informação, que não deixe de nos contatar", ressalta Bertani. O telefone da Secretaria de Meio Ambiente é o (46) 3220-1505.