O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) apresentou balanço parcial sobre o primeiro dia de greve dos servidores estaduais. De acordo com o levantamento, o atendimento ocorreu normalmente em 68% das 101 unidades do Estado.
Em 30 Ciretrans, sedes regionais do órgão, o atendimento foi parcial, sem realização de exames de direção, ou com maior demora para realização de serviços.
Segundo o Detran, dos 967 servidores, cerca de 200 aderiram ao movimento grevista em todo o Estado, o equivalente a 20% do total. Funcionários extras, que trabalham na área administrativa ou em cidades com menor procura por serviços foram deslocados para as Ciretrans com maior demanda para dar apoio operacional. Os grupos deverão permanecer nas unidades até o dia 23 de dezembro, mesmo que a greve termine.
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Em Maringá, a Ciretran e o posto descentralizado tiveram os atendimentos suspensos e, em Curitiba, os servidores do posto Hauer foram remanejados para o Tarumã, que oferece todos os serviços de veículos e habilitação. Nesta terça-feira (16), o posto central da Capital está aberto para atendimento ao usúario.
Quem procurou a unidade do Detran em Curitiba demorou mais que o normal pelos serviços, mas conseguiu atendimento. Os 750 exames práticos de direção agendados foram realizados, com o mesmo número de examinadores que em dias normais: 18 servidores. As vistorias registraram procura 50% acima da média, pois foram concentradas em único local. Assim, o número de vistoriadores aumentou de quatro para seis. O total de atendentes foi mantido e mais de 580 pessoas foram recebidas para entrega e solicitação de documentos.
Para o Detran, nas Ciretrans de Maringá, Paranavaí, Guarapuava, Campo Mourão, Pato Branco e Toledo o atendimento foi prejudicado porque os grevistas não cumpriram a lista de serviços essenciais que devem ser mantidos, seguindo o entendimento Poder Judiciário. São eles: liberação de veículos apreendidos; primeiro registro de automóveis; exames práticos para primeira habilitação que estejam vencendo em 30 dias; renovação de CNH vencidas há mais de um mês; liberação de veículos apreendidos; serviços que envolvam documentos necessários para veículos de emergência; e recebimento e devolução de CNH suspensa.