O controle e o combate às enchentes em Curitiba estarão em discussão nesta terça-feira (26), na 3ª Audiência Pública para a elaboração do Plano Diretor de Drenagem (PDD) – etapa de macrodrenagem. A reunião ocorrerá no Palácio 29 de Março, entre as 14h e 17 horas.
O PDD é previsto na Lei Federal 11.445/2007 e no Decreto Federal 7.217, de 2010. A audiência desta terça apresentará a conclusão, diretrizes e proposições do estudo, que indicam ações para o desenvolvimento da drenagem urbana e a prevenção de enchentes.
Entre as ações previstas estão controle e despoluição de rios, gestão ambiental, controle de drenagem, redução do impacto das cheias na bacia do Alto Iguaçu, limpeza de drenagem de rios e fundos de vale; implantação de pontes e galerias e bacias de acumulação para conter as águas da chuva.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A área estudada está compreendida dentro dos limites da bacia do rio Iguaçu, sub-bacias dos rios Padilhas, Passaúna, Belém, Barigüi, Atuba e Iguaçu. O prazo para a elaboração do plano foi de 19 meses, tendo sido concluída a sua execução em janeiro deste ano.
O estudo está dividido em objetivos e métodos; diagnósticos da situação atual das bacias hidrográficas do município; cenários de desenvolvimento e, por fim, as diretrizes e proposições.
A 1ª Audiência Pública foi realizada em junho de 2011 e apresentou os objetivos do PDD, abrindo as discussões para elaboração do plano. A 2ª Audiência foi realizada em outubro do ano passado e apresentou o resultado dos diagnósticos e cenários. Também foram apresentadas as ações imediatas indicadas pelo PDD.
Após a 3ª Audiência Pública, o volume do PDD será encaminhado à Câmara Municipal para votação do plano e efetivação das medidas propostas.