Os vereadores de Curitiba devem votar nesta quarta-feira (11) a mudança no Regimento Interno da Câmara que possibilita o fim do voto secreto no parlamento curitibano. Nas sessões de segunda (9) e desta terça (10) era esperada a votação, que não ocorreu. Porém, o presidente da CMC, Paulo Salamuni (PV) confirmou que a mudança será votada na sessão de quarta.
Nas sessões dos dois primeiros dias úteis da semana, os vereadores discutiram as mudanças no regimento. O voto secreto, atualmente, está previsto apenas em quatro situações: análise de vetos do prefeito, cassação de vereadores, julgamento do prefeito por infração político administrativa, além da destituição de membros da Mesa Diretora.
Caso seja aprovado, o projeto, feito por emenda do vereador Pedro Paulo (PT), seguirá a Câmara dos Deputados em Brasília, em que os parlamentares votaram pelo fim do voto secreto na primeira semana de setembro.
Leia mais:
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Parlamentares que usaram a plenária para falar da mudança disseram que o ato é uma resposta à voz das ruas e ao sentimento de indignação da sociedade. "Nós temos que dar o exemplo, ele tem que vir de cima. Portanto, considero que estamos fazendo a nossa parte", afirmou Zé Maria (PPS).