A Polícia Civil da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), chefiados pelo delegado Rubens Recalcatti, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) de Curitiba, prendeu, na tarde da última segunda-feira (15), nos bairros Jardim Botânico e Centro, uma quadrilha que cometia furtos em ônibus da cidade, principalmente nos coletivos que fazem a linha Santa Candida/Campo Comprido. Durante a operação sete integrantes de duas diferentes quadrilhas foram presos.
As investigações iniciaram depois que a DFR solicitou a Urbanização de Curitiba (Urbs), imagens das câmeras de segurança dos tubos, onde foi possível saber como o bando agia, além da identificação dos suspeitos.
Em análise do circuito de segurança, a polícia constatou que integrantes da quadrilha de punguista (furtar algo em meio a aglomeração de pessoas sem que ninguém perceba), pegavam os ônibus diversas vezes ao dia, descendo sempre nos tubos para aguardar novas vítimas e, consequentemente, para se certificar do furto.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Com a identificação dos suspeitos e com as provas contra as quadrilhas, os investigadores realizaram diligências até os locais monitorados, autuando em flagrante, os sete envolvidos, pelos crimes de furto qualificado e formação de quadrilha.
Investigações apuraram ainda que o alvo da quadrilha eram idosos, vítimas vulneráveis e até jovens distraídos.
"Trata-se de um trabalho de grande relevância para a Polícia Civil, pois essa quadrilha tem acarretado muitos prejuízos as vítimas e principalmente as pessoas que utilizam o transporte coletivo", afirma o delegado-chefe da DFR, Osmar Dechiche.
As investigações continuam para que outras quadrilhas sejam presas. Todos os suspeitos foram e autuadas seguem à disposição da Justiça.