Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira quais são

Capital teve várias leis sancionadas em dezembro

Redação Bonde com CMC
08 jan 2013 às 09:44

Compartilhar notícia

Lei Rios Limpos vai usar verba do contrato de concessão com a Sanepar - Anderson Tozato/CMC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os Diários Oficiais do Município de Curitiba de dezembro trazem a sanção de diversas leis municipais, propostas por meio de projetos dos vereadores e mensagens do Executivo.

A presidência da Câmara, com a ideia de esvaziar a pauta devido ao encerramento da da 15ª Legislatura, levou matérias polêmicas ao debate em plenário ao longo dos últimos meses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já é lei, por exemplo, a proibição do uso na cidade de materiais que tenham em sua composição amianto, asbesto ou produtos derivados. A iniciativa foi da vereadora Noemia Rocha (PMDB), e a norma entra em vigor três anos após a publicação, realizada no Diário Oficial de 11 de dezembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
177 escolas de 98 municípios

Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola

Imagem de destaque
Prepare-se para mais chuva

Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia

Imagem de destaque
Capital do Paragual

Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira

Imagem de destaque
Vítima tinha 66 anos

Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná


Conforme anunciado em plenário pelo autor do texto, Aladim Luciano (PV), também é lei a proibição de produção, fornecimento e venda de materiais que tenham em sua composição elementos plásticos que liberem o Poluente Orgânico Persistente Bisfenol A (BPA). Geralmente utilizada na fabricação de produtos infantis, como mamadeiras, chupetas e brinquedos, a substância é cancerígena, dentre outros malefícios. A norma foi promulgada no último dia 14, pelo então presidente da Casa, vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), o João do Suco.


A Lei Rios Limpos também já está em vigor. Proposta pelo vereador Jonny Stica (PT), a iniciativa destina, para a despoluição dos rios da cidade, a verba que o município já arrecada por meio do contrato de concessão com a Sanepar. O meio ambiente também é a preocupação da norma que dispõe sobre a política de prevenção, redução e compensação de emissões de dióxido de carbono (CO2) e demais gases veiculares de efeito estufa, publicada no DOM de 17 de dezembro. O projeto foi apresentado pelo vereador Pedro Paulo (PT).

Outras proposições foram sancionadas e publicadas nas últimas semanas. Dentre elas, a oficialização da Oficina de Música de Curitiba, um dos eventos musicais mais importantes da América Latina, de autoria da vereadora Julieta Reis (DEM); a mensagem do prefeito que prevê a participação de Curitiba no Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp); a revogação de honrarias e prêmios concedidos pela Câmara e o Executivo, por iniciativa do então vereador licenciado Mario Celso Cunha (PSB), e o texto sugerido por acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), apresentado pela Comissão de Participação Legislativa, para a fiscalização dos conselhos de políticas públicas municipais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo