O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirmou à reportagem do Portal Bonde, nesta quarta-feira (7), que equipes do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) estão na fase inicial de investigação do acidente que envolveu um monomotor, que deixou um morto e um ferido, em Cruz Machado (região Sul do estado), na última segunda-feira (5).
Segundo o Cenipa, a ação inicial envolve fotografar o local, coletar informações e peças do monomotor, conversar com pessoas próximas e que presenciaram o acidente para que seja realizado um cruzamento de dados. De acordo com o centro, tudo depende da complexidade do caso e não há prazo para a divulgação do relatório final.
O Sipaer não trabalha com a causa de acidente, mas sim com fatores contribuintes. De acordo com informações disponíveis no site do Cenipa, a "causa se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação Sipaer não elege um fator como o principal. Ao contrário, trabalha com uma série de fatores contribuintes que possuem o mesmo grau de influência para a culminância do acidente".
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O Portal Bonde vai monitorar o andamento das investigações e assim que for concluída, será disponibilizada neste link.
O acidente
Na última segunda, um monomotor da Águia Escola de Pilotagem, de União da Vitória deixou o piloto Louis Fernando Chinkevicz, de 34 anos, morto e o passageiro Clodoaldo Marques Gomes, de 46 anos, com ferimentos leves.
Segundo informações do investigador Maurício Marques, da Polícia Civil de União da Vitória, o avião teria caído sobre o cemitério de Cruz Machado, na zona urbana da cidade, pouco antes do meio-dia. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Mesmo caindo próximo a uma escola e à prefeitura municipal, ninguém além dos ocupantes do avião ficou ferido.
Conforme o investigador, Gomes teria saído sozinho de dentro do avião e tentado socorrer o piloto, sem sucesso.
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foram acionados, mas o resgate das vítimas foi realizado por funcionários do Hospital Municipal Santa Terezinha, de Cruz Machado.
Após os primeiros socorros, o passageiro foi encaminhado ao Hospital Regional de União da Vitória, onde permanece internado. Segundo informações do hospital, Clodoaldo Marques Gomes está consciente, conversando e deve passar por exames. Já o corpo do piloto será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de União da Vitória. (Colaborou Mariana Guerin)