Quartoze minutos de chuva de granizo foram suficientes para destruir na noite desta quinta-feira (23) o telhado de 600 casas em Ivaí, município distante 89 km de Ponta Grossa. De acordo com a Prefeitura, a chuva começou por volta da 19h e às 19h14 já havia terminado.
De acordo com o secretário de Esportes e Administração Eradi Borges, as casas atingidas representam 50% dos imóveis da cidade. "As pedras de granizo que caíram chegaram a ter o tamanho de uma bola de ping-pong mas apesar do susto, só houve danos materiais. Ninguém ficou ferido", informou Borges. O município de Ivaí é pequeno e tem cerca de 14 mil habitantes.
Na noite de ontem, mais de mil metros de lona foram distribuídos pela Prefeitura às famílias atingidas e ninguém ficou desabrigado.
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
A maioria das casas atingidas são de pessoas humildes que dependem da prefeitura para a reconstrução dos telhados. "Nós acabamos com os estoques de lonas e telhas de eternit das empresas de materiais de construção da cidade e agora estamos tendo que trazer telhas das cidades vizinhas de Ibituva e Prudentópolis. Estimamos que foram danificadas entre 10 e 12 mil telhas", concluiu o secretário. A Prefeitura deve doar cerca de 7 mil telhas para as famílias carentes. O atendimento e cadastramento está sendo feito pelo telefone da prefeitura (42) 3247-1222.
De acordo com Borges, a última chuva de granizo semelhante enfrentada pela população de Ivaí foi há 20 anos. "Em 1990, as pedras de granizo foram maiores, do tamanho de um bola de tênis, mas fez menos estragos porque também a população era menor", finalizou o secretário.