A chuva que atinge grande parte do Paraná e Santa Catarina levaram ao fechamento de rodovias estaduais no Paraná nesta quinta-feira (12). Também por conta dos temporais, o DER (Departamento de Estradas de Rodagens) também decidiu retomar o fechamento da Estrada da Graciosa no período noturno, a partir das 12h.
A PR-540, em Entre Rios, distrito de Guarapuava, está com bloqueio total do km 0 ao km 6, devido ao rompimento de bueiro metálico e danos ao pavimento. O acesso ao distrito está limitado à colônia Socorro, com o retorno sendo realizado pela colônia Jordãozinho.
A PR-151 está bloqueada na ponte do Rio Negro, divisa entre Paraná e Santa Catarina, próximo a Três Barras, devido ao grande volume de águas que atinge o município catarinense.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
A tendência é que a ponte, que fica na ligação entre São Mateus do Sul e Três Barras, fique submersa por algumas horas, não sendo viável a utilização do trecho devido ao risco aos condutores.
O DER monitora a situação e está providenciando sinalização de emergência. Usuários devem seguir por rotas alternativas, como a BR-116 ou BR-376.
O DER informa que vai retomar a partir desta quinta-feira (12) os bloqueios preventivos da Estrada da Graciosa (PR-410) no período noturno.
Devido às fortes chuvas atingindo a região da Serra do Mar, será realizado o bloqueio a partir das 19h, com previsão de retorno do tráfego às 7h desta sexta-feira, caso as condições sejam favoráveis. Caso haja necessidade, a rodovia pode ser reaberta algumas horas mais tarde.
A previsão é de manter essa programação enquanto durarem as chuvas. A medida garante a passagem do tráfego durante o dia, com monitoramento visual e instrumental, e interrupção do tráfego somente quando o mesmo monitoramento não é possível, à noite.
Estas condições de visibilidade, bem como a pista estreita, e as obras em andamento, tornam o tráfego não recomendável durante o período noturno.