Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Começa a campanha de vacinação contra gripe

Katia Michelle - Folha do Paraná
20 abr 2001 às 10:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começa na próxima segunda-feira a campanha nacional de vacinação contra gripe para idosos. No Paraná, o objetivo é vacinar toda a população acima de 60 anos, ampliando até mesmo a meta do Ministério da Saúde, que estima atingir pelo menos 70% dos idosos nessa faixa etária. Lote de 760 mil doses estará à disposição do Estado. Mais do que o público-alvo, que é de 723 mil paranaenses com mais de 60 anos.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a campanha acontece. A Secretaria Estadual de Saúde espera que a população participe mais do programa do que em anos anteriores. Em 1999, foram vacinadas 453,6 mil pessoas a partir de 65 anos. Somente no ano passado o público ampliou e a vacina passou a ser destinada para idosos a partir de 60 anos. Em 2000 foram vacinadas 541,7 mil pessoas, o que representa 75,09% da população com a idade estipulada. Este ano, a secretaria quer atingir 100% da população.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"No início da campanha, as pessoas ainda tinham muito receio com a vacina", conta a chefe da divisão de imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Beatriz Bastos Thiel. Ela explica que, por ainda ser recente, a campanha deve englobar um trabalho de esclarecimento aos idosos. "A vacina não tem contra-indicações. Todos as pessoas com mais de 60 anos devem se vacinar", esclarece.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja a lista de municípios!

Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Ensino, pesquisa e extensão

UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil

Imagem de destaque
Salários de até R$ 9.336,34

Paranaprevidência abre inscrições para concurso público

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira


Em todo o Estado, durante doze dias, 2,7 mil postos de saúde vão aplicar a dose. A vacina é gratuita e mesmo quem tomou em anos anteriores deve repetir a aplicação. Segundo Beatriz, a vacina dá imunidade por um ano. Os idosos não devem deixar de tomar a vacina, enfatiza, porque é uma faixa etária mais sensível aos perigos da gripe.


A gripe é uma doença infecto-contagiosa causada por várias tipos de vírus, transmitidos por vias aéreas. No inverno, a incidência da doença aumenta, mas como a sua notificação não é obrigatória, a Secretaria Estadual de Saúde não tem como fazer uma estatística sobre a enfermidade. Porém, dados da secretaria apontam que o número de óbitos por doenças respiratórias -que incluem complicações por causa da gripe- aumentou. O maior índice é entre pessoas com mais de 60 anos.

Em 1999, dos 5.115 óbitos que tiveram como causa doenças respiratórias, notificados no Estado, 4,1 mil foi registrado entre pessoas a partir de 60 anos. O ano passado, das 5.779 mortes com essa causa, 4.393 foram registradas nessa faixa-etária. A situação, conforme informa a secretaria, mostra que os idosos precisam se proteger. "E a vacina é uma das melhores precauções", salienta Beatriz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo