O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) inicia nesta quarta-feira (01) uma consulta popular para identificar os principais problemas do trânsito nas cidades paranaenses.
A pesquisa faz parte do programa Mutirão pela Vida, cujo objetivo é reduzir o número de mortos em acidentes de trânsito no Paraná. Os dados levantados pela pesquisa servirão de base para o planejamento das prefeituras municipais e órgãos estaduais.
Com o mote "Você ajudando a melhorar o trânsito em sua cidade", a pesquisa está sendo realizada nas sedes das 98 Ciretrans existentes no Estado, onde foram instaladas urnas para o recolhimento dos formulários da pesquisa. Qualquer cidadão poderá solicitar a um funcionário do Detran/PR a cédula de votação para participar da consulta.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Três principais problemas de trânsito
Na cédula, o cidadão poderá assinalar os três principais problemas do trânsito em sua cidade entre as seguintes opções: excesso de velocidade dos motoristas, falta de cuidado dos pedestres, falta de fiscalização policial, falta de sinalização nas ruas, má conservação das ruas, falta de calçadas para os pedestres, falta de orientação para os ciclistas, falta de orientação para os motociclistas, falta de planejamento do tráfego urbano e desrespeito às regras de segurança no trânsito. Além de apontar os problemas, o cidadão tem a oportunidade de indicar soluções práticas para a melhoria do trânsito em sua cidade.
Todas as pessoas que participarem da consulta popular Mutirão pela Vida serão informadas do resultado da pesquisa e do encaminhamento dado pelo Detran/PR aos órgãos municipais e estaduais. Qualquer informação sobre a pesquisa pode ser junto à Central de Atendimento ao Cidadão do Detran/PR por meio do telefone 0800 643 7373.
Informações da AEN