Uma parceria firmada entre a Coamo Agroindustrial Cooperativa e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está possibilitando o plantio de 120 mil mudas de árvores nativas na região de Campo Mourão. As mudas são destinadas para a preservação e recomposição das matas ciliares.
Produtores rurais de nove municípios da região de Campo Mourão estão sendo beneficiados pelo programa. De acordo com o engenheiro florestal da Coamo, Edmilson Baú, as mudas das árvores devem atingir um total de 110 hectares de recuperação de matas ciliares. Ele explica que a função das matas ciliares é a preservação da água. "É uma questão de sobrevivência. As matas ciliares ajudam a evitar a extinção da água", pondera.
Baú orienta que as mudas devem ser plantadas quando o solo estiver úmido. Segundo ele quando as condições climáticas não favorecerem, os produtores devem fazer a irrigação das árvores. Além da irrigação, os agricultores devem cuidar das mudas consigam de desenvolver com a natureza. Cerca de 20 espécies diferentes mudas de árvores nativas foram entregues aos produtores.
Leia mais:
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
IAP - De acordo com o chefe regional do IAP de Campo Mourão, Ricardo de Jesus Carvalho, no Paraná foram plantadas mais de 60,1 milhões de mudas de árvores. A região de Campo Mourão foi a que mais plantou atingindo 5,6 milhões. O município de Campo Mourão está em quinto lugar com um total de 317,6 mil mudas. Carvalho salienta que as mudas entregues aos produtores são fiscalizadas se realmente foram plantadas. Ele assinala que existe um cadastro de todos os agricultores beneficiados. A fiscalização é efetuada pelo Tribunal de Contas e as propriedades são escolhidas por amostragem.