A Prefeitura de Curitiba vai contratar 150 guardas municipais para reforçar a defesa social nos parques, praças e equipamentos públicos da cidade. As novas vagas serão preenchidas por candidatos que já passaram em concurso público e aguardavam convocação. O grupo fará um curso de 4 meses antes de integrar a Guarda Municipal de Curitiba, em setembro.
A maioria dos guardas contratados vai trabalhar no patrulhamento dos novos equipamentos que serão entregues à população até dezembro. Atualmente, o número de postos de serviço da Guarda é de 470. Até o fim do ano, com a inauguração de equipamentos como unidades de saúde, escolas, laboratório municipal, centro de zoonoses, entre outros - a Guarda passará a atender 500 equipamentos. Com esta convocação, a Guarda Municipal chega a 500 novas contratações.
De janeiro de 2005 a dezembro de 2006, a Prefeitura de Curitiba investiu cerca de R$ 4 milhões em ações voltadas para a segurança pública. Metade dos investimentos se destinou à compra de equipamentos de segurança, comunicação e informática e de veículos para a Guarda Municipal. Foram mais de R$ 1 milhão para a aquisição de armamento e munição, carregadores, bastões, coletes balísticos, algemas, uniformes e aparelhos comunicadores.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A compra de novos veículos para a Guarda Municipal foi outro importante investimento para ampliar a segurança nos bairros da cidade. O número de motocicletas aumentou de 10 para 26 e o de automóveis, de 46 para 82. Também foram compradas 40 bicicletas para a CicloPatrulha, patrulhamento em parques e praças criado em outubro de 2005.