O prefeito de Curitiba Luciano Ducci anunciou na manhã desta segunda-feira (10) a criação da Secretaria Municipal do Trânsito em substituição à Diretran (Diretoria de Trânsito). A proposta, através de projeto de lei, será encaminhado agora a tarde para Câmara de Vereadores.
A iniciativa ocorre depois do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) impedir a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) de aplicar multas de trânsito por ser uma empresa com interesses econômicos.
A Secretaria Municipal de Trânsito vai ter o poder de fiscalizar, orientar e educar os motoristas e pedestres. Sob a responsabilidade da nova pasta estarão as Jaris (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações). A nova pasta terá quatro diretorias: Engenharia, Educação, Fiscalização e Informações, além da Superintendência e Gabinete do Secretário.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Os agentes de trânsito que hoje integram os quadros da Diretran - servidores públicos concursados sob o regime celetista - passam a integrar os quadros da nova secretaria. Os quadros serão ampliados quando necessário com a realização de concursos públicos.
O orçamento inicial da nova secretaria, de cerca de R$ 70 milhões, integram do orçamento da Diretran. Os recursos que serão repassados pela Urbs ao município por meio de contrato de gestão.