Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Feminino

Curitiba ganha novo centro de regime semi-aberto

Redação Bonde
14 set 2007 às 10:51

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Roberto Requião e o secretário de Justiça e Cidadania, Jair Ramos Braga, inauguraram nesta quinta-feira (13), o novo Centro de Regime Semi-Aberto Feminino (Craf) no bairro Atuba, em Curitiba. O prédio vai abrigar as presas que estavam no Complexo Penitenciário do Ahú, que já começou a ser desativado para a construção do Centro Judiciário de Curitiba.

"O Ahú abrigava cerca de 40 mulheres e, aqui, elevamos a capacidade para 98. É um investimento pequeno, mas muito importante, porque mostra que, às vezes, não é o investimento que importa, mas a orientação correta da administração", afirmou o governador.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesse novo centro, o Estado investiu R$ 350 mil nas obras e equipamentos. O espaço possui 922 metros quadrados – sendo 730 de reforma de espaços já existentes. Segundo Requião, um dos grandes problemas é o valor gasto pelo Estado com cada detento. "Talvez a população não saiba, mas um preso custa para o Estado do Paraná cerca de R$ 1.400 por mês", disse. A meta do governo é abrir 11 mil vagas em unidades penitenciárias. Algumas dessas unidades já foram concluídas ou ampliadas e outras estão em construção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Segundo a diretora do Centro de Regime Semi-Aberto Feminino, Celene Pasternak Cardoso, o espaço segue as normas da lei do Código Penal e todas trabalham. "Hoje, estamos com 83 presas e 76 trabalhando. Só não trabalham aquelas que não têm condições", disse.

Publicidade


O Centro de Regime Semi-Aberto ainda conta com escola de ensino fundamental e médio, onde todas as presas estudam, além vários cursos oferecidos pelo Depen. O regime semi-aberto é uma das últimas etapas do cumprimento da pena, permitindo que o preso seja beneficiado com o trabalho externo e com a concessão de saídas temporárias para visitar os familiares ou participar de cursos.


A nova unidade é dividida em cinco alojamemtos, com pátio de recreação, refeitório, inspetoria, enfermaria, lavanderia, salas de aula e canteiros de trabalho. O centro também conta com vagas especiais para mães que amamentam com berçário.

AEN


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo