A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional informou que chuvas fortes poderão causar, a partir deste sábado, alagamentos, deslizamentos de encostas e escorregamento de rochas no Paraná e também nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A mudança no tempo é conseqüência da chegada de frente fria à parte sul do país. A chuva deve chegar primeiro ao oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora e queda de granizo em áreas localizadas. A partir de domingo, essa previsão vale para o noroeste e o norte do estado.
Em Santa Catarina, no Paraná e em Mato Grosso do Sul, os efeitos da frente fria serão sentidos no domingo, especialmente no oeste e meio-oeste catarinenses, oeste e sudoeste paranaenses e centro-sul mato-grossense-do-sul, onde pode ocorrer chuva forte, com rajadas de vento de até 80 quilômetros horários e queda de granizo em áreas localizadas.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
A previsão é de que, a partir de segunda e até terça-feira, todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná, além do centro-sul de Mato Grosso do Sul, enfrentem períodos curtos de intensa precipitação pluvial.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda que a população fique atenta à previsão meteorológica, principalmente os moradores das áreas de risco - morros, encostas e áreas de baixada.
A Defesa Civil estadual pode orientar os cidadãos sobre a adoção de medidas preventivas. De acordo com a Escala Beaufort, que estabelece relação dos efeitos do vento sobre a fumaça, as árvores e edifícios, ventos com até 80 quilômetros horários podem causar danos às construções.