O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, determinou na tarde de segunda-feira a instauração de um inquérito policial e uma rigorosa investigação sobre a conduta da Guarda Municipal de Curitiba durante a desocupação de uma área da Prefeitura de Curitiba no bairro Umbará, próxima ao Contorno Leste. A operação realizada na manhã de segunda-feira deixou várias pessoas feridas.
Após a desocupação da área, que foi invadida na manhã de domingo passado, o principal líder do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Anselmo Schwertner, e o Guarda Municipal José Luiz Dalavilla foram hospitalizados. Além disso, dezenas de sem-teto saíram feridos, em conseqüência de um confronto entre a Guarda Municipal e integrantes do MNLM.
De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, o secretário teria afirmado que "há denúncias de que houve abuso de autoridade por parte da Guarda Municipal durante a desocupação. Quero uma investigação rigorosa sobre as denúncias". O inquérito policial está sendo conduzido pela delegada Sônia Maria Baggio, do 10º Distrito Policial da capital.