Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com feriado barrado

Dia da Consciência Negra é marcado por protestos em Curitiba

Andréa Bertoldi - Folha de Londrina
20 nov 2013 às 18:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O movimento negro realizou nesta quarta-feira (20) uma série de protestos com vários atos públicos em praças de Curitiba quando foi comemorado o Dia da Consciência Negra. A primeira manifestação aconteceu com um ato na Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho e reuniu cerca de 100 pessoas. Em seguida, os manifestantes se reuniram por volta de meio-dia na Praça Rui Barbosa para um ato de repúdio à Associação Comercial do Paraná (ACP) que conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Paraná para derrubar o feriado que aconteceria ontem. De acordo com informações da Polícia Militar, menos de 200 pessoas participaram do ato.

Os manifestantes saíram em passeata da Rui Barbosa e se concentraram por volta das 15 horas na Boca Maldita, no centro da capital. Neste local foi realizado um ato cultural com hip hop, samba e danças afro. Depois, às 18 horas, aconteceu outro ato público na Praça Santos Andrade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o presidente do Conselho Municipal de Políticas Étnico-Raciais de Curitiba, Saul Dorval da Silva, o lado negativo foi a suspensão do feriado. Mas, o aspecto positivo foi o movimento negro ficar mais unido e organizado. ''A população entendeu os direitos humanos que nós reivindicamos'', disse. No entanto, ele lembrou que a discussão judicial a respeito do feriado vai continuar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Salário de R$ 3.806,80

Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias

Imagem de destaque
Alça de acesso a Colorado

BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança

Imagem de destaque
Dados detalhados

Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos


Segundo informações da PM, todas as manifestações foram pacíficas e sem problemas. Segundo Silva, a suspensão do feriado também trouxe prejuízos para o turismo e a gastronomia da cidade.

A ACP informou que o comércio funcionou normalmente ontem na capital e com movimento de vendas também dentro da normalidade. A entidade não deu mais detalhes sobre o assunto. O presidente do Sindicato dos Comerciários de Curitiba e Região, Ariosvaldo Rocha, disse que não foi registrado nenhum boicote ao comércio. As indústrias de Curitiba operaram normalmente, segundo informações da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo