Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Campanha Abril Azul

Em 15 dias, mais de 1,4 mil Carteirinhas do Autista foram emitidas no Paraná

Redação Bonde com AEN
16 abr 2024 às 16:08
- Divulgação/SMS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde o início do mutirão para emissão de Carteirinhas do Autista, em 1º de abril, já foram confeccionados 1.420 documentos no Paraná. A ação faz parte do mês de conscientização sobre o autismo, o Abril Azul.


Até o momento, 168 cidades já realizaram os mutirões, que seguem acontecendo até o final do mês. Em Curitiba, durante todo o mês de abril, é possível já sair com a carteirinha na mão. A ação acontece de segunda à sexta-feira, na sede da secretaria, no Palácio das Araucárias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa facilidade chamou a atenção da Juliana Carrasco Falavinha Souza, que foi até o local para a emissão da carteirinha de sua filha Helena, de 9 anos. Para ela, a experiência foi muito boa. “Eu vi pela televisão e vim aqui, fui super bem atendida, em uns 20 minutos já estava com ela na mão. A carteirinha facilita a nossa vida, porque o autismo não tem uma face, as pessoas não conseguem identificar olhando para ela, então, é uma forma de identificação e de conscientização”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
População em geral

Prefeitura de Arapongas reforça chamado para vacinação contra a gripe; veja os locais

Imagem de destaque
35 iniciativas

Cambé: Governo e prefeitura anunciam R$ 114 milhões em obras

Imagem de destaque
Referência nacional

Enfermeiro de Rolândia é convocado a prestar atendimentos a vítimas no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Projeto "Parceiro da Escola"

Governo do Paraná quer terceirizar serviços em 200 escolas públicas


Os municípios que lideram o ranking de emissões são Curitiba (83), Maringá (70) e Ponta Grossa (19), e ainda serão realizadas ações em diversas cidades do Paraná. Na próxima semana haverá mutirões nas regiões de Guarapuava, Umuarama, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Cianorte.

Publicidade


A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, por meio de seus núcleos regionais e instâncias avançadas de atendimento, realizou uma articulação com as prefeituras municipais e secretarias de assistência social para que cada cidade pudesse ter ao menos um dia de dedicação ao Abril Azul.


Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, esse incentivo para a confecção é essencial na elaboração de políticas públicas assertivas. “É essencial ter números, dados e informações. Precisamos saber onde estão as pessoas autistas, quantas são. Conhecer a realidade do Paraná é fundamental para que consigamos atender a essa população”, explicou.

Publicidade


Imagem
Câmara de Londrina vota ‘Dia dos CACs’ e reconhecimento do risco da atividade
O PL (Projeto de Lei) n° 119/2022, que cria o Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), volta à pauta da CML (Câmara Municipal de Londrina) nesta terça-feira (16) após ter sido aprovado em primeira votação.


Online

Mesmo com a realização dos eventos presenciais, a emissão da Carteirinha do Autista pode ser feita de forma 100% digital. Pelo site www.carteiradoautista.pr.gov.br, é possível anexar os documentos necessários (RG, CPF do Autista; RG, CPF do Responsável, fotografia digitalizada com boa resolução, laudo médico digitalizado com os dados do paciente, CID, assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável e exame de Tipo Sanguíneo digitalizado), e gerar o documento, que pode ser impresso depois da finalização e análise.

Publicidade


Próximas ações confirmadas:

Goioxim – 15 a 19 de abril

Publicidade

08h00 às 12h00

13h00 às 17h00

Publicidade

Secretaria de Assistência Social - Rua Sete de Setembro, 165, Centro


Guarapuava – 19 de abril

Publicidade

08h00 às 12h00

13h00 às 17h00

AGMA – Associação Guarapuavana Mundo Azul - Rua Curitiba, 45, Bom Sucesso

Auditório da Secretaria Municipal de Educação - Rua Brigadeiro Rocha, - 2.777, Centro


Umuarama – 19 de abril

08h00 às 12h00

13h00 às 17h00

Ceju – Centro de Juventude Agnaldo Market - Avenida Goiânia, 3.536, zona 6


Imagem
Parque de Exposições se torna campo de estudos para alunos da rede municipal de Londrina
Com roteiros planejados para os diferentes níveis de aprendizagem, profissionais da educação de Londrina transformaram o Parque de Exposições Governador Ney Braga em um verdadeiro campo de estudos.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade