Cerca de 300 famílias ficaram desabrigadas por causa da enxurrada que invadiu as casas de Jataizinho, no Norte Pioneiro, entre a noite desta quarta-feira (9) a madrugada de hoje. Pelo menos 2 mil pessoas foram afetadas, segundo balanço preliminar na Defesa Civil.
O coordenador do órgão, Dorival Duarte, informou que a enxurrada não se deu por conta da forte chuva. "As pessoas falam em tromba d'água - na verdade, acreditamos que tenha vindo do ribeirão e dos fundos de vale. O rio Tibagi está em nível normal".
Centenas de residências ficaram alagadas e os moradores tiveram que sair de suas casas e buscar abrigos em casas vizinhas que não foram atingidas. "As pessoas preferem erguer a mudança ou ir pra casa de conhecidos. Ainda não temos um lugar público para receber os desabrigados", afirmou.
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
A situação mais crítica é da zona rural, que será avaliada hoje pela manhã. "Praticamente metade da cidade não consegue atravessar a cidade para trabalhar" lamentou. "Pedimos ajudar aos bombeiros, mas eles não têm barco. Tivemos que fazer resgates de risco de duas famílias que estavam ilhadas. É lamentável essa situação", desabafou.
Apesar do transtorno, ninguém ficou ferido. A partir de agora, o município vai solicitar o decreto de situação de emergência junto ao Governo do Estado, para que as providências sejam tomadas.