A falta de uma discussão mais aprofundada com a sociedade civil organizada e população em geral e a ausência de um projeto amplo e fundamentado que justifique a implantação de um metrô de superfície ao longo da BR-116 foram as principais críticas feitas, nesta quinta-feira, por vereadores e especialistas na área de transportes de vários estados. Eles participaram de um seminário sobre transporte coletivo, realizado na Câmara Municipal de Curitiba. Nenhum representante da prefeitura compareceu ao evento, apesar de terem sido convidados a participar para explicar o projeto municipal.
A maioria dos especialistas entende que a prefeitura deveria, em vez do metrô, implantar um sistema semelhante ao de Bogotá, capital da Colômbia. ‘A BR tem que ser pensada como uma reserva viária para desviar o trânsito da área urbana, enquanto a cidade tem que ser repensada para o seu transporte. O alto custo do metrô significa um risco muito grande para a cidade, que tem muitas necessidades e não tem dinheiro nem discussão suficientes para saber se o metrô naquele lugar vai resolver’, afirmou o professor Garrone Reck, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
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