O estado de saúde do alemão Richard Martin Pforzhein, 26 anos, internado domingo no Hospital de Clínicas, em Curitiba, com suspeita de pneumonia atípica, não apresenta mudanças em relação a dias anteriores.
De acordo com boletim médico divulgado nesta quarta-feira, ele apresenta o um quadro geral regular, com dados vitais compatíveis com quadro febril e discretas alterações pulmonares no exame físico. Ele queixa-se de cansaço, dor de cabeça e dores musculares. O paciente continua tomando antibióticos e sintomáticos.
Pforzhein está em observação na área de isolamento do HC. A diretoria clínica do HC ainda não descarta a possibilidade de Pforzhein estar com pneumonia atípica.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
O diretor de assistência do hospital, Celso Araújo, disse na segunda-feira que se o paciente não apresentasse melhora em 24 horas, aumentariam as chances do caso ser realmente de pneumonia atípica. A melhora não ocorreu.
A Secretaria de Estado da Saúde, no entanto, já descartou essa possibilidade porque Pforzhein chegou no País há cerca de quatro semanas e o protocolo adotado para caracterização da doença estabelece que sejam considerados suspeitos pacientes com os sintomas que tenham chegado no País nos últimos dez dias antes do início dos sintomas.