A pintura de uma faixa verde-bandeira em equipamentos de informática, videocassetes e aparelhos de televisão praticamente acabou com os furtos desses equipamentos em escolas da rede estadual da região de Campo Mourão. A pintura, recomendada pelo Núcleo Regional de Educação, começou há oito meses e, desde então, houve apenas um furto de um vídeo.
"O único furto ocorreu em Altamira do Paraná (140 km ao sul de Campo Mourão) e, mesmo assim, o aparelho acabou recuperado", comemora a chefe do Núcleo, Maria de Lourdes Maia Polizer. Quando os equipamentos começaram a ser pintados, em setembro do ano passado, o núcleo vinha registrando uma média de um furto por semana.
A pintura foi adotada em todas as 65 escolas dos 16 municípios que fazem parte do núcleo de Campo Mourão. Cada estabelecimento se responsabilizou pela pintura. A tinta automotiva, que deixa marcas se for removida, foi adquirida com o fundo rotativo das escolas. No único furto registrado, a faixa verde ajudou a polícia a recuperar o videocassete.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
* Leia mais em reportagem de Sid Sauer na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira