O anel central de Curitiba terá, em breve, rondas 24 horas feitas de bicicleta por agentes da Guarda Municipal de Curitiba, as ciclopatrulhas. Segundo o poder público municipal, elas irão substituir as atuais motocicletas, que serão deslocadas para reforçar a segurança nos bairros mais afastados.
Este foi um dos anúncios feitos na noite desta sexta-feira (12) durante consulta pública sobre o orçamento do próximo ano, que discutiu o tema segurança. Mais de 300 pessoas compareceram ao auditório da Fesp, no Centro da cidade.
No local, foram recebidas aproximadamente 150 sugestões. As discussões foram acompanhadas em tempo real por 23 mil pessoas, pela internet. A próxima consulta pública será realizada nesta segunda-feira (15), no Clube de Pesca Veneto, em Santa Felicidade, e discutirá os temas Ação Social e Abastecimento.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
"Embora a responsabilidade pelo assunto seja do Estado, existe uma pressão cada vez maior da sociedade pela busca de soluções locais e nós temos muitas ações neste sentido", disse o prefeito Gustavo Fruet.
Durante a consulta, outro anúncio feito por Fruet foi sobre o aumento no número de Centros de Atenção Psicossocial de Curitiba (Caps) Álcool e Drogas 24 horas, que passará em breve a ter nove novas unidades.
O diretor do departamento de Política Pública Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social, Diogo Busse, comentou que as drogas são hoje a causa direta de grande parte dos problemas na área de segurança de uma cidade. Ele informou que a meta principal é fortalecer a prevenção, o tratamento e a reinserção social.
Outra pasta envolvida nos debates sobre a segurança foi a da Secretaria Extraordinária da Mulher. "A questão da violência contra a mulher deve tambem ser prioridade da Defesa Social", disse a secretária, Roseli Isidoro.
Ciclopatrulhas - Fortalecer a Guarda Municipal de Curitiba e resgatar a sua imagem de aliada da população é um dos grandes desafios atuais, segundo informou Fruet. "Os guardas municipais são parceiros da cidade e devem ter a confiança da população", disse. Para isso, uma das ações previstas é a implantação das ciclopatrulhas. "O fato de patrulharmos o Centro da cidade em bicicletas nos aproximará da população", afirmou o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho.
Pichação - A campanha "Pichação é Crime: Denuncie", parceria entre a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Prefeitura de Curitiba, foi outro assunto abordado na consulta pública.
Nos primeiros dois meses de campanha, foram registradas cerca de 600 denúncias, através do fone 153 da Guarda Municipal de Curitiba, resultando em mais de 100 autuações.