Policiais militares pertencentes ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) constataram o corte 48 hectares de mata nativa, na cidade da Lapa, na região Sul do Paraná. O responsável pelo crime ambiental foi autuado em R$ 514,5 mil, após a ação realizada de sexta-feira (30) a terça-feira (4).
A ação teve início na última sexta quando, após denúncias anônimas, os PMs se deslocaram até a localidade de Palmital de Cima, na Lapa para verificar tais denúncias. Quando chegaram lá, constataram o corte ilegal de mata nativa, porém o responsável por esses cortes não foi encontrado.
Dando continuidade ao caso, na terça-feira (04), o infrator se apresentou no Posto do BPAmb na Lapa. Ele foi autuado em R$514,5 mil e o Ministério Público foi informado da ocorrência para que as medidas legais ao caso fossem tomadas.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
"Na vegetação destruída continha espécies ameaçadas de extinção, como a Imbuia, Pinheiro e Araucária o que agrava em 50% no valor da multa aplicada. Os 48 hectares correspondem a 64 campos oficiais de futebol", afirma o Tenente Marcel Elias dos Santos.
As madeiras foram apreendidas e possivelmente serão destinadas para doação. Segundo a legislação ambiental a pena para quem comete esse tipo de crime é de 1 a 3 anos de detenção.